segunda-feira, 30 de abril de 2012

Silvio Santos Fica sem as Calças ao vivo no programa,

A grande notícia deste domingo não faz referência a qualquer entrevista do 'Fantástico', resultados de campeonatos estaduais de futebol ou gracejos da turma do 'Pânico na Band'. O protagonista dominical da vez foi Silvio Santos, um dos maiores ícones da nossa cultura popular. Durante seu programa, entre uma brincadeira e outra, as calças de Silvio simplesmente caíram, deixando o apresentador apenas de cueca diante de sua plateia e convidados. Uma cena antológica, hilária e tirada de letra por SS, mestre de nossa televisão e recordista universal no quesito 'carisma'. Confira o incidente!

1º Casamento Gay será realizado hoje em União dos Palmares


Será realizado na manhã desta segunda feira (30) em União dos Palmares a celebração do primeiro casamento homoafetivo da região leste de Alagoas em cerimônia a ser presidida pela Juíza Lorena Carla titular da 2ª Vara de Justiça.
Deverá consolidar a união inédita para a Justiça de União dos Palmares o mecânico de motocicletas Cristiano Costa de Amorim, divorciado de 43 anos de idade e seu companheiro Josenildo Soares da Rocha, conhecido cozinheiro na região de 33 anos de idade que já mantêm um relacionamento há algum tempo e inclusive moram juntos.
A reação da sociedade
Embora as pessoas que prefiram suas identidades sejam preservadas, é interessante a discordância entre os diversos segmentos da sociedade local: uma professora ao ser provocada a opinar sobre o assunto foi enfática: ‘homem casar com homem? é melhor que eles assumam publicamente o relacionamento para se sentir salvaguardados pela Justiça do que fazer o que fazem hoje como se beijar em público e servir de mangação para as pessoas retóricas’.
Um operário da construção civil foi direto e disse: ‘virge, moço... sei não, isso né coisa pra acontecer em União, terra de cabra macho não’... para um estudante, o assunto se resume a uma só frase: ‘o Brasil é um país democrático e tem direitos que a constituição garante ... alguém discorda da lei?’.
A doméstica, sobre o assunto, conjecturou um pouco e exclamou: ‘se fosse no meu tempo, ninguém me falava isso, mas hoje... sei não da Tribuna... se você não disser de quem sou esposa, lhe digo: é normal’...
Um evangélico afirmou:’ não sei como a Justiça aceita isso... voltamos ao tempo de Sodoma e Gomorra... sem mais comentários’. Um rapaz que assume sua condição de homossexual ironizou e perguntou ao repórter qual seria sua posição se isso acontecesse na sua família.
Uma senhora ligada à igreja católica disse que o casamento homoafetivo é uma vergonha, e perguntou por que a Tribuna não procurava combater a violência ao invés de se preocupar com assuntos contra Deus.

Fonte: Tribuna União com Antonio Aragão

terça-feira, 24 de abril de 2012

Encenação da última pena de morte no Brasil acontece próximo sábado em Pilar


A Encenação da última Pena de Morte no Brasil virou tradição na cidade de Pilar. Há doze anos os últimos momentos vivenciados pelo escravo Francisco,assim como sua execução em 28 de abril de 1876, após ter sido condenado à pena de morte no ano 1874, são revividos pela população pilarense, que acompanha de perto o trabalho da equipe envolvida no espetáculo teatral. O evento, que recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Pilar, entrou para o calendário do município como um dos mais esperados pelos cidadãos e já atrai alagoanos de todas as partes por causa da importância histórica.

Como de costume, no próximo dia 28 de abril, a partir das 10h, um grupo de 50 atores dará vida aos personagens marcantes da época; este ano a atração também conta com a presença do ator Erom Cordeiro, conhecido por papéis de destaque na Rede Globo - atualmente ele interpreta o peão Tobias na novela Amor Eterno Amor - exibida às 18h. Na encenação, o ator viverá o escrivão do júri responsável pela leitura da sentença que condena Francisco à forca. “Escolhemos Erom por causa de suas raízes em Alagoas. Achamos importante contemplar a nossa terra”, explicou um dos diretores do evento, Sérgio Moraes.

Para lembrar o fim das condenações à pena de morte no Brasil, antes da encenação, será realizada uma missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada no bairro Engenho velho. O lugar foi escolhido por ser um dos cenários da história; foi lá que o escravo Francisco rezou pela última vez antes de ser enforcado. Após o final da missa, atores e público seguem em peregrinação pelas principais ruas do município, até chegarem ao Sítio Bonga, local onde há 136 anos ocorreu o enforcamento.

História
O escravo Francisco foi condenado à pena de morte após ser acusado de participação no assassinato de seus ex-patrões, os donos do Hotel Central, João Evangelista de Lima e Josepha Marta de Lima. Além de Francisco, os escravos Prudêncio e Vicente também foram apontados no crime.

Após um confronto com a polícia, Prudêncio acabou falecendo, já Francisco e Vicente foram capturados e, respectivamente, condenados à forca e prisão perpétua. O imperador Dom Pedro II negou o pedido de graça a Francisco, e o escravo foi enforcado no sítio Bonga, em Pilar. Contudo, com a Proclamação da República e a edição do Código Penal de 1890, o imperador determinou que aquela fosse a última pena de morte decretada no País. Dom Pedro II não se pronunciou a respeito do escravo Vicente, que morreu na cadeia.

Fonte: Tribuna uniao

Desabrigados de União dos Palmares bloqueiam rodovia

Cerca de 500 moradores do município de União dos Palmares, no interior de Alagoas, bloqueou um trecho da BR-104 na manhã de  ontem(23) para protestar pela demora nas obras de reconstrução das casas destruídas nas enchentes que assolaram o estado, em junho de 2010.

Os manifestantes cobram do governo estadual agilidade na entrega das casas, que ainda estão em fase de construção. A maioria das obras nos municípios atingidos pela enchente ultrapassa os 40% de conclusão, mas alguns trechos apresentam atraso alarmante.

As famílias estão acampadas no povoado Rocha Cavalcante, naquele município e hospedadas em tendas cedidas pelo governo, desde a época da enchente. O acampamento funciona de forma improvisada, para acomodar as famílias enquanto as obras não finalizam.

"A situação da gente é muito complicada. Os nossos filhos estão doentes e não temos condições nenhuma de viver debaixo de um calor insuportável por muito tempo", afirmou a dona de casa Lucineide da Silva, de 22 anos, uma das manifestantes.

Segundo ela, o grupo de moradores espera uma resposta imediata do governo neste sentido. Para bloquear o trânsito, eles atearam fogo em pneus e em galhos secos de árvores.
Fonte: Gazetweb

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cantor de reggae da Jamaica fará show em Maceió


Naptali – O cantor que estourou na Jamaica no ano de 2010 irá agitar a noite de Maceió com muito reggae no clube Fênix Alagoana, no dia 21 de abril, às 22h. O show contará com a participação do DJ Arotaf e da Naninha (Jamming Reggae) e será o primeiro em Alagoas a usar o formato Sound System, estilo de se fazer música sem a necessidade de uma banda. Também animará a noite os DJs Cristafari, Marcelo Pedra, Waliston, Thuppá, Ab Rasta, Nene Roots e Rubinho Star (Fortaleza/CE). Os ingressos estão à venda no Stand do Viva Alagoas, Lojas Point Radical, Neguinho do Reggae e no site Reggae Alagoas, e custam R$ 25,00 (vinte cinco reais). Informações: (82)8801-7010 / (82)8841-6094 / (82)9996-3151.
Fonte: Tudo Na hora

CSA pode ficar sem a zaga titular no clássico de sábado

 O CSA corre o risco de não ter o miolo de zaga titular no clássico das multidões de sábado. Com Leandro fora porque vai ter que cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo, Cleberson, no treino desta terça-feira, torceu o joelho direito e já está em tratamento intensivo. Devido ao local que se machucou, o jogador passou a ser dúvida. Duda está de sobreaviso.

Outra dúvida que ganha o treinador Lorival Santos é Jucemar Catarinense, mais um defensor. Seu problema, porém, é mais leve: extração da unha do dedão do pé direito. Lateral-esquerdo na última partida, o jogador pode ser substituído por Jeferson, que ainda não estreou.

Nesta semana que antecede ao clássico contra o arquirrival CRB os problemas médicos não param no Mutange, porque o meia-atacante William César ainda se recupera de uma contratura na parte posterior da coxa esquerda.

E a "bruxa" parece mesmo andar solta no Mutange porque no treino desta tarde quem se machucou foi o atacante Reinaldo Gaúcho. A exemplo do zagueiro Cleberson, seu problema é no joelho, só que no esquerdo e já está em tratamento intensivo para poder ser relacionado para o jogo de sábado.

Quem tem a volta assegurada é Rafael, que inclusive vai substituir Leandro. E o meia-atacante Washington é outro que retorna ao Azulão.

Sobre o fato de poupar o time porque já está classificado para o quadrangular do 2º turno do Alagoano, o treinador Lorival Santos disse que isso não tem cabimento: “Temos que respeitar o torcedor e o adversário. Portanto, o CSA vai sempre atuar com o máximo dos titulares que estiver à disposição. Quero lembrar que ainda não conquistamos nada”.

Fonte: Gazetaweb

Professores da Ufal paralisam atividades nesta quinta-feira

Os professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) param suas atividades, durante esta quinta-feira (19). Os docentes cobram o cumprimento do acordo emergencial linear de agosto de 2011, que inclui 4% de reajuste, recomposição do vencimento básico, com incorporação da gratificação de estímulo ao magistério superior (Gemas).”Esse reajuste deveria ter sido implantado no contracheque do mês de março de 2012 e não aconteceu. Exigimos pagamento imediato”, disse o presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), professor Antonio Passos. 

Ainda referente às negociações de 2011, os professores acompanham e aguardam as definições do grupo de trabalho (GT) sobre a reestruturação da carreira. ”Representada nesse GT pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes/SN), a Adufal defende a proposta de carreira única para todos os professores federais”, explica o professor.

De acordo com Antonio Passos, a carreira única fará diminuir as disparidades existentes na remuneração dos docentes federais. “Defendemos um cargo único denominado ‘professor federal ‘, com a inserção de 13 níveis remuneratórios na carreira do magistério superior”, enfatiza.

Isso fará com que o professor ao ingressar na universidade possa mudar de nível a cada dois anos, o que representa um incremento de 5% em seus vencimentos. “Entendemos que a atividade exercida é a mesma e, portanto, não há porque a remuneração ser diferente”, disse o professor que vê na unificação a possibilidade de o docente progredir na carreira de uma forma justa.

Por outro lado, os docentes estão em luta pela campanha salarial de 2012 e, junto aos demais servidores públicos federais (SPF’s) vão fazer nova paralisação na quarta-feira (25).

Fonte: Gazetaweb 

quinta-feira, 5 de abril de 2012

ASA Derrota Coritiba por 1 x 0 e leva jogo de volta para o Paraná

Pela segunda fase da Copa do Brasil, o Coritiba foi a Alagoas para enfrentar o ASA de Arapiraca, na noite desta quarta-feira (04). Em um jogo truncado, o Coxa buscou a chance de fazer um bom resultado, mas não conseguiu passar sobre os donos da casa. Com o placar de 1 a 0 para o time alagoense, a decisão da vaga na próxima fase será no Couto Pereira.
O treinador Marcelo Oliveira não pôde contar com Rafinha e Renan Oliveira que estão em tratamento no CEECOR. Já Roberto que não participou da última partida esteve de volta entre os 11 do Coxa que iniciaram o jogo. Então, o Verdão foi com Vanderlei, Emerson, Demerson, Eltinho, Jonas, Willian Farias, Tcheco, Gil, Lincoln, Roberto e Anderson Aquino.
Quem começou com indo para o ataque foi a equipe adversária, que antes do primeiro minuto, obrigou Demerson, ligado no lance, a mandar a bola pra fora das quatro linhas afastando o perigo. E com a forte marcação, o Coxa não achava espaço para criar as suas jogadas.
Então, o time alagoano abriu o placar com Lúcio Maranhão de cabeça. Mas o time alviverde procurou se recuperar na partida. Aos 13 minutos, Jonas fez o cruzamento para Anderson Aquino, mas a jogada foi desarmada. Pouco tempo depois, Eltinho fez cruzamento na área e goleiro mandou para a linha de fundo, no entanto, o árbitro marcou tiro de meta, para reclamação dos jogadores do Coxa.
Eltinho foi para cima novamente aos 22 minutos e sofreu falta . Na cobrança, Tcheco mandou para Demerson que balançou as redes, mas o impedimento foi marcado e o gol anulado.
A partida ficou com mais volume do Coritiba, que achava o caminho da área. Roberto sofreu falta em uma das investidas e novamente o experiente Tcheco fez a cobrança, Emerson subiu de cabeça e bola acabou tirando fina do travessão e saindo.
E a vontade de chegar ao empate por parte do elenco alviverde era presente. Aos 34 minutos, o Coxa trocava passes já na área, procurando o gol, quando foi cortado pela falta pertinho da área. Tcheco bateu e, mais uma vez, a bola passa tirando tinta da trave.
Dois minutos mais tarde, Gil partiu em direção ao ataque e bateu forte para o gol. O goleiro alagoano defendeu e deu chance para o rebote. Nesse momento, a equipe coxa-branca reclamou de toque de mão de um dos jogadores adversários, mas o árbitro não marcou nada.
Aos 47 minutos, mais uma falta foi marcada para o Verdão. Tcheco fez o levantamento para a área, mas ninguém conseguiu chegar. E para finalizar, Eltinho tentou avançar com jogada individual, mas foi cortado. E a primeira etapa do jogo terminou com vantagem da equipe adversária.
Fonte: Coritiba.com.br 

terça-feira, 3 de abril de 2012

Prefeituras de Alagoas podem perder retroescavadeira do PAC

O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Alagoas, Gilberto Coutinho, alertou que o uso indevido das retroescavadeiras do PAC 2 pode resultar no cancelamento do convênio com as prefeituras e a perda das máquinas.

“A continuidade da máquina com a prefeitura depende do cumprimento do termo de compromisso assinado pelos prefeitos dos 31 municípios beneficiados. Eles sabem que esta máquina só pode ser usada para o benefício do trabalhador da agricultura familiar”, afirmou Coutinho.

Ele revelou que vai encaminhar uma advertência à Prefeitura de Porto Calvo, alertando o gestor sobre as punições que podem ser adotadas e cobrando o cumprimento do termo de compromisso.

Coutinho lembrou que uma das maiores queixas dos próprios prefeitos é a dificuldade para manter a trafegabilidade das rodovias vicinais que cortam os assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e as pequenas propriedades rurais que atuam com a agricultura familiar, por isso, cobrou compromisso dos gestores.

Fonte: Gazetaweb / Severino Carvalho

Quadrilha assalta lotérica e é presa em Porto real do Colégio

A ação rápida da Polícia Militar possibilitou a prisão de uma quadrilha formada por quatro homens e uma mulher que assaltou uma casa lotérica no município de Porto Real do Colégio, na manhã de ontem. De acordo com o sargento Luiz Carlos, que participou da operação, populares informaram que o grupo já havia agido anteriormente na região.

“Por meio de informações que obtivemos com a população, esse mesmo grupo é responsável pela tentativa de assalto à agência dos Correios no município de São Braz”, afirmou o policial militar.

Pouco depois das 10h, três homens armados invadiram a casa lotérica anunciando o assalto e pegando como refém uma suposta mulher que estava na fila, mas que na verdade também fazia parte da quadrilha. Após pegarem o dinheiro que havia no caixa, os bandidos fugiram no carro, onde o quinto integrante da quadrilha aguardava ao volante, e seguiram rumo à BR-101.

O sargento contou que a guarnição de serviço da 3ª Companhia da Polícia Militar recebeu um chamado denunciando o assalto à casa lotérica. “Quando fomos atender a ocorrência, a guarnição se deparou com o veículo que estava dando fuga aos bandidos e eles atiraram na nossa direção. Revidamos os tiros e começamos a persegui-los”, relatou. Um pouco mais à frente, os assaltantes resolveram abandonar o carro, um Corsa Classic de cor preta e tentaram fugir a pé, mas todos foram recapturados minutos depois.

A polícia recuperou R$ 2.340 em dinheiro, além do carro, que possui queixa de roubo. Com os assaltantes foram apreendidos também três revólveres calibre 38 municiados. Até o fim da tarde, apenas um dos membros da gangue havia sido identificado: Fernando Venâncio Nogueira, acusado de dirigir o carro roubado que deu fuga à quadrilha. Como os demais não portavam documentos durante a prisão, a polícia preferiu não divulgar os nomes apresentados por eles, que podem ser falsos.

Fonte: Patrícia Bastos / Gazetaweb

DNIT determina sinalização com radares na BR-104 (Trecho da Morte) em União dos Palmares

Depois de uma série de apelos dos Vereadores de União dos Palmares, desavenças e até ameaças de bloqueio da Rodovia BR-104 que margeia os quatro maiores bairros da cidade (Roberto Correia de Araujo com mais de 15 mil habitantes), Sagrada Família, Nossa Senhora das Dores e Newton Pereira Gonçalves, além dos dois acessos viários à cidade, o Superintendente do DNIT em Alagoas engenheiro Fernando Fontes Melro Filho determinou que fossem colocados dois radares eletrônicos entre os quilômetros 36 e 34 da importante rodovia, no trecho conhecido como “Trecho da Morte”.

O local recebeu esta cognominação em virtude do alto índice de acidentes registrados nos dois quilômetros – a maior parte deles com vitimas fatais – além de apenas possuir apenas duas placas avisando se tratar de zona urbana.

‘Há duas legislaturas seguidas venho solicitando esta prestação de serviços junto com meus pares Vereadores, o que no nosso entendimento vai evitar muitos acidentes e por consequência famílias palmarinas enlutadas. Agora, parece que o pesadelo deve acabar’ disse o Vereador Edvan Correia Santos o Bobo do PTB.

Ainda parecendo incrédulo e verificado a obra na rodovia na manhã deste domingo, a reportagem flagrou o legislador em companhia do empresário Mauricio Amorim e do agropecuarista Natalício verificando se era verdadeira a informação e se os postes de sustentação estavam afixados.

‘Da maneira que critiquei a falta da sinalização assim que ela estiver funcionando, farei, e creio que meus colegas Vereadores vão me seguir, elogios ao Superintendente do DNIT em Alagoas, que sensibilizado com nossos apelos atende desta maneira uma antiga aspiração do povo de União dos Palmares’ disse o vereador a reportagem da TRIBUNA.

O Chefe de Equipe contratada pelo DNIT para efetuar o serviço (empresa VIA-COM de São Paulo) Aldair informou na tarde desta segunda feira (02) que serão afixados dois medidores de velocidade no trecho. ‘Para isso é preciso erguer as torres e fazer no leito da rodovia um campo magnético que capta a velocidade desenvolvida pelo veiculo. O final da obra, isto é, a parte eletrônica ficará a cargo da empresa CITRAN’ afirmou o servidor.

fonte: Tribuna Uniao / Antonio Aragão