quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Rui Palmeira dispara nas pesquisas em Maceió e deixa Ronaldo pra trás

A segunda pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Maceió, encomendada pelo Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM) ao Instituto Exatta, do Recife, aponta Rui Palmeira (PSDB) na liderança, abrindo 19 pontos percentuais de vantagem sobre seu mais próximo concorrente, Ronaldo Lessa (PDT). Rui Palmeira aparece com 43% das intenções de voto e Ronaldo Lessa com 24%. No levantamento anterior, divulgado no dia 13 de agosto – antes do início da propaganda eleitoral no rádio e TV –, os dois candidatos estavam em empate técnico: Rui Palmeira tinha 30% e Lessa 28%. A segunda pesquisa da Exatta para o PSCOM foi feita entre os dias 28 e 31 de agosto e registrada no Tribunal Regional Eleitoral em Alagoas (TRE/AL) no dia 27 de agosto de 2012 sob o número 00022. A margem de erro, segundo o instituto, é de 4,38 pontos para mais ou para menos.

Na terceira colocação, aparece o candidato Jeferson Morais (DEM) com 8%. Na primeira pesquisa, o deputado estadual figurava com 10%. Galba Novaes (PRB) saiu de 5% para 4% e Rosinha da Adefal (PT do B) de 8% para 2%. O candidato do PSOL, Alexandre Fleming, que não pontuou na primeira pesquisa, está com 1% das intenções de voto. Nadja Baía, do PPS, e Sérgio Cabral, do PPL, não pontuaram no levantamento do Instituto Exatta, que ouviu 500 pessoas entre os dias 28 e 30 de agosto. O percentual de eleitores que não votaria em nenhum dos candidatos diminuiu de 11% para 8%. Já os maceioenses que não sabem em quem votar ou não quiseram opinar totalizam 9% do universo pesquisado. Na pesquisa anterior, esse índice era de 7%.

Na pesquisa espontânea, aquela em que o entrevistador não menciona o nome dos candidatos, Rui Palmeira saiu de 18% para 34%; Ronaldo Lessa permanece com 19%; Jeferson Morais subiu de 2% para 4%; Galba Novaes saiu de 2% para 3%; Rosinha da Adefal figurava com 3% e agora está com 1% e Alexandre Fleming, que não pontuou na primeira pesquisa, agora aparece com 1%. Nadja Baía e Sérgio Cabral não pontuaram. Oito por cento dos eleitores disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 30% não souberam ou não opinaram. Na pesquisa divulgada em agosto, 12% dos entrevistados responderam que não votariam em nenhum candidato e 43% disseram que não sabiam em quem votar ou não souberam opinar.

Ainda é cedo, diz coordenador

Para o coordenador da pesquisa do Instituto Exatta, João Matos, o crescimento do candidato Rui Palmeira, que foi o único a oscilar fora da margem de erro de 4,38% para mais ou para menos, pode ser atribuído a uma boa aceitação por parte do eleitor das propostas apresentadas no guia. A primeira pesquisa de intenção de voto ocorreu antes do horário político na televisão e no rádio.

Matos acha que ainda é cedo para falar na possibilidade de uma definição já no primeiro turno principalmente porque o número de eleitores indecisos ainda é grande. “Só a partir de uma terceira é que se pode falar em tendência, é quando a curva, ascendente ou descendente, se consolida. Além disso, 30% de indefinidos é um índice alto. Muita coisa pode mudar e vale ressaltar que a opinião pública é muito volátil”, explica.

Fonte: Tudo na hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário