segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Prefeitos do Interior de Alagoas preparam mobilizações após saída de médicos

Prefeitos do interior do estado preparam uma grande mobilização, com passeatas pelas ruas, para tentar sensibilizar o governo sobre a saída de médicos do Programa Saúde da Família (PSF). Membros do Sindicato dos Médicos do Estado de Alagoas (Sinmed), Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e Associação dos Municípios Alagoanos estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira (26), na sede da AMA, em Maceió, para discutir uma solução à problemática.

Os médicos consideram inviável manter os serviços ofertados à população de baixa renda devido ao reduzido repasse pelo governo federal. Segundo o Sinmed, enquanto que a média nacional, para 40 horas semanais, é de 30 salários mínimos, em Alagoas os profissionais têm recebido ‘apenas’ dez.

A partir das 19 horas desta terça-feira (27), na sede do Sinmed, no bairro do Trapiche, em Maceió, os médicos irão discutir o assunto em assembleia, havendo a possibilidade de os profissionais abandonarem o programa no Estado. Outro encontro será realizado na quarta-feira (28), só que em Arapiraca. “Para ambos, também convidamos a procuradora do Ministério Público Federal em Alagoas, Niédja Káspary, bem como sindicatos de outras categorias, a fim de que possamos debater a recomendação ‘impositiva’ deste órgão quanto ao cumprimento das quarenta horas semanais por nós médicos”.

Fonte: Gazetaweb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário