sábado, 10 de dezembro de 2011

Governador diz que entrega casa para os desabrigados da enchente até a véspera de Natal

Até o próximo dia 24, véspera de Natal, o governo do Estado entrega 1.600 casas para famílias que perderam suas residências durante a enchente de 2010 e passaram a viver em barracas de lona. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (09) pelo vice-governador e coordenador da Reconstrução, José Thomaz Nonô.
Durante cerimônia no Palácio, o governo também assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com as construtoras e demais envolvidos no programa da Reconstrução. O termo define responsabilidades a cada secretaria e órgãos envolvidos. Diante disso, foi definido um cronograma para a conclusão das outras mais de 16 mil moradias de famílias que ficaram desabrigadas.
Segundo Nonô, essas casas devem ser entregues até, no máximo, junho de 2012. Além disso, foi confirmada nesta sexta-feira a anistia de pagamento pelas casas por parte dos desabrigados.
Uma Medida Provisória (MP) assinada pela presidente Dilma Rousseff permitirá a isenção no financiamento das casas no Estado de Alagoas, segundo o governo.
O governo comemorou o fato de a Caixa Econômica abrir uma exceção para Alagoas, já que as casas serão entregues às famílias a medida que forem ficando prontas e não na conclusão das obras, como é de praxe. "Entregar estas casas agora é extremamente positivo para Alagoas. Estados como Santa Catarina e Rio de Janeiro, que sofreram catástrofes como a nossa, ainda não conseguiram entregar casas às vítimas. Conseguimos, junto à Caixa uma exceção, que é a entrega parcial da obra", afirmou o vice-governador José Thomaz Nonô.
Tirar as famílias das barracas de lona foi a prioridade do governo do Estado, segundo afirmou o governador Teotonio Vilela Filho. Ele garantiu que todos os envolvidos nas obras vão trabalhar para entregar todas as moradias o quanto antes, mas que até o fim do primeiro semestre do ano que vem, todas as famílias atingidas pelas enchentes em 2010 estarão dentro de suas casas. "A partir do proximo dia 15 começaremos a entregar as moradias. Até o Natal, ningém mais vai morar em barraca de lona", garantiu o governador.
Alguns conjuntos, entretanto, chegam aos moradores sem infraestrutura completa, como é o caso das 144 casas de Branquinha. Os beneficiados receberão os imóveis sem que a adutora esteja concluída. Para reverter a deficiência, o vice-governador afirmou que o governo vai suprir a demanda de água com abastecimento através de carros-pipas. "Cada conjunto tem sua peculiaridade, mas estes problemas serão todos resolvidos e o TAC assinado hoje garante isso também", afirmou.

Fonte: Assessoria - 10/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário