terça-feira, 11 de outubro de 2011

43 cidades de AL terão mais vereadores em 2013

A União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) divulgou, na manhã desta sexta-feira, números relacionados às mudanças esperadas para o pleito que se aproxima, em 2013, no tocante às vagas em cada Câmara Municipal das 102 cidades alagoanas. Segundo a entidade, 43 municípios alagoanos terão novas vagas (totalizando 117 novos assentos), enquanto que outros 11 não sofrerão qualquer mudança, em virtude da alteração do Artigo 29 da Constituição, a partir de emenda aprovada no final de 2009.

A citada emenda possibilitou a mudança na composição das casas legislativas, variando do limite de nove vereadores para municípios com até 15 mil habitantes, até 55 vereadores para aqueles que possuem mais de oito milhões de habitantes.

Segundo a Uveal, os municípios que permanecerão com o mesmo número de vagas para candidatos à eleição do próximo ano são: Anadia (9 vagas), Batalha (9), Boca da Mata (9), Delmiro Gouveia (9), Girau do Ponciano (9), Lagoa da Canoa (9), Messias (9), Olho D'água do Casado (9), Pilar (9), Piranhas (9) e Rio Largo (10).

Segundo o vereador por Cacimbinhas e presidente da Uveal, Hugo Wanderley (PMDB), questões orçamentárias e/ou partidárias impediram o aumento do número de vereadores nas cidades citadas.
Entre os municípios que ganharão vagas estão Maceió (dos atuais 21 para 31 vereadores), Palmeira dos Índios (de 10 para 15) e Arapiraca (de 13 para 15). Com isso, o número de vereadores em todo o Estado saltará de 942 para 1.059.

As casas legislativas, como reforçou Hugo Wanderley, terão de se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Em Maceió, por exemplo, o presidente da Câmara, vereador Galba Novaes (PRB) - que se posicionou contrário ao aumento -, anunciou ter elaborado projeto de lei que prevê o congelamento dos salários dos vereadores e a redução dos cargos comissionados.

Rio Largo- 11/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário