quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mirante em Alagoas que foi cenário da Novela Cordel Encantado recebe visita técnicas


Com a recente divulgação das belezas naturais e consecutivo crescimento do turismo na região do semi-árido, tem aumentado a quantidade de visitantes no alto sertão alagoano, principalmente aos cânions do rio São Francisco. Na região do Riacho do Talhado, em Delmiro Gouveia, um pequeno empreendimento tem conseguido surpreender com simples inovações. Por conta disso, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o Arranjo Produtivo Local (APL) Caminhos do São Francisco, realizam amanhã (27) a visita técnica ao Mirante do Talhado.
A preocupação é garantir o desenvolvimento do potencial turístico da região de maneira organizada e “minimizando os impactos sobre a caatinga, um bioma tão sensível e de recuperação lenta”, comenta Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA.
O Mirante do Talhado foi construído por José Francisco da Silva, de 72 anos. Ele inova na maneira como amplia o empreendimento e na maneira como se relaciona com a população local. “Junto com tudo isso, faço o trabalho de envolver os jovens e a comunidade, fazer uma forma de comunicação pra eles também ganharem o dinheiro deles”, comenta.
Ele conseguiu resgatar, das águas do Talhado, uma carroça que serviu de figuração na novela Cordel Encantado, da Rede Globo, e com ela melhorou o cenário do restaurante e de dois chalés recém erguidos. Agora o que tem chamado a atenção é a construção de um sistema de esgotamento adaptado ao tipo de solo do local.
Meraldo Rocha , responsável pelo APL Caminhos do São Francisco disse que o empresário é uma referência na região e que, por isso, ele preside a “Associação dos Empresários de Turismo do Baixo São Francisco [AETBASF]. Como temos que melhorar o fluxo de visitantes , as inovações dele são muito importantes, até mesmo para estimular os outros”.

Fonte: Ascom/IMA - 27/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário