segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Maceió recebe navios varredores

Maceió recebe, mais uma vez, os navios varredores Albardão e Anhatorimim, que compõem o Grupo Tarefa 220.1 comandado pelo Capitão-de-Corveta Alessandro Barcellos Velasquez, Chefe do Estado-Maior do Comando da Força de Minagem e Varredura.

Deslocando 253 toneladas, medindo 47,2 metros de comprimento e capazes de atingir velocidades de até 22 nós (aproximadamente 41Km/h), os navios-varredores calam apenas dois metros e são construídos inteiramente em madeira e metal amagnético, de modo a não atuarem minas de influência magnética. Dotados de modernos equipamentos, são capazes de efetuar a varredura de minas de contato e de influência.

Os navios suspenderam da Base Naval de Aratu, na Bahia, no dia 7 de outubro para a realização de Operações de Contramedidas de Minagem no litoral dos Estados da Bahia e de Alagoas, devendo retornar a Salvador no dia 10.

Com o intuito de divulgar o trabalho realizado pela Força de Minagem e Varredura (ForMinVar)e fomentar a conscientização da população sobre a atuação da Marinha do Brasil diante da importância econômica, política e estratégica do mar para o Brasil, os navios varredores estarão abertos à visitação pública nos dias 8 e 9 de outubro, das 14h às 17h.

Componente operativo da Marinha, a ForMinVar é responsável pelo planejamento e execução das Operações de Contramedidas de Minagem, destinadas a manter livre da ameaça de minas as linhas de tráfego marítimo ao longo do nosso litoral, as áreas marítimas adjacentes aos portos, terminais e plataformas nacionais, bem como as possíveis áreas de operações de nossas Forças Navais.

A ForMinVar está sediada em Salvador, comandada pelo capitão-de-fragata Marzone Affonso Rêgo Gavino, tendo subordinados seis navios-varredores da classe “Aratu”: NV Aratu (M-15), NV Anhatomirim (M-16), NV Atalaia (M-17), NV Araçatuba (M-18), NV Abrolhos (M-19) e NV Albardão (M-20).

Fonte: Marinha do Brasil – 03/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário