quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Funcionários dos Correios decidem manter a greve em Alagoas e no Brasil

Os trabalhadores dos Correios de Alagoas darão continuidade à greve, após rejeitar a proposta acertada nesta terça-feira (4) entre a direção da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e a Fentect, federação que reúne os sindicatos brasileiros da categoria. A informação é do presidente do sindicato alagoano, José Balbino. Até as 15h desta quarta-feira (5), outros oito estados também haviam recusado o acordo. São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Acre, Paraíba e em Brasília continuam com os serviços paralisados.

Para que a greve seja encerrada, pelo menos 18 dos 35 sindicatos existentes no Brasil devem acatar a proposta acordada ontem entre a empresa e a Fentect, durante audiência no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A direção dos Correios em Alagoas informou, por meio de sua assessoria, que irá manter o plano de contigenciamento elaborado pela ECT para todo o Brasil. "Vamos continuar deslocando funcionários de setores administrativos para o operacional, até que a greve se encerre", afirmou o assessor de comunicação, Carlos Gonçalves. Com a manutenção da greve, o processo será encaminhado a um relator do TST e deverá ser julgado pela Seção Especializada em Dissídios Coletivos na próxima segunda-feira (10).

De acordo com o presidente do sindicato, José Balbino, “a proposta prevê que a empresa devolva o valor correspondente aos seis dias de greve que já foram descontados dos trabalhadores em folha de pagamento suplementar até a próxima segunda-feira. Mas nós não aceitamos esses termos e decidimos manter a paralisação”.

O acordo previa o pagamento de aumento real de R$ 80 a partir de outubro – o que antes estava previsto para ser pago só a partir de janeiro. Também tinha sido mantida a proposta de aumento linear do salário e dos benefícios de 6,87%, retroativo a 1º de agosto, mas os trabalhadores abririam mão do abono de R$ 500 que foi oferecido pela empresa.

Fonte: Tudo na Hora


Nenhum comentário:

Postar um comentário