segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Hemoal inicia campanha de doação de sangue para o Carnaval

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) inicia nesta segunda-feira (6) mais uma Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval, visando estabilizar o estoque para atender a demanda de transfusões. A ação, que acontece até a sexta-feira (10), irá doar camisas para os voluntários participarem do Bloco Hemovida, que desfilará nas prévias de Maceió, programadas para ocorrer no bairro de Jaraguá.
Para recepcionar os doadores, a direção do Hemoal ampliou a equipe de captação de doadores de sangue, que estará de prontidão das 7h às 18h. Além da camisa da campanha, que é passaporte para o Bloco Hemovida, os voluntários irão receber um lanche especial e material informativo. “Voltamos a fazer um apelo aos alagoanos para que se candidatem à doação de sangue. O período de Carnaval é um momento de alegria, mas infelizmente as pessoas se excedem e o consumo de sangue aumenta também”, destaca a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.
O Hemoal está localizado a Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Hospital Geral do Estado (HGE). Mas os voluntários podem se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, sempre das 8h às 12h, portando um documento de identificação com foto. No interior do Estado as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), das 8h às 17h.
É imprescindível também que o voluntário tenha idade entre 16 e 67 anos e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original deles, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.
Além desses pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres e, em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação.

FOnte: Tudo na Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário