sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Procissão de Santa Maria Madalena leva quase 20 mil fiéis ás ruas de União

Um público estimado em vinte mil pessoas lotou as ruas de União dos Palmares na tarde noite desta quinta feira para participar da Procissão de Santa Maria Madalena realizada há 177 anos todos os dias 2 de fevereiro cuja festa é considerada uma das maiores demonstrações de Fé e Religiosidade de um povo para com sua padroeira em todo Nordeste.

O festejo teve inicio no ultimo dia 15 de janeiro quando os católicos em procissão carregaram a tração física o ‘mastro’ (uma pesada madeira roliça de eucalipto com quase 25 metros) entre a Rua Juvenal Mendonça (Al-205) até a Matriz de Santa Maria Madalena em um percurso superior a três quilômetros.

Seguiu-se uma programação religiosa desde o ultimo dia 24 com ofícios realizados todas as noites na Matriz de Santa Maria Madalena com a participação literalmente de todos os segmentos sociais de União dos Palmares e de cidades circunvizinhas cujos visitantes eram atraídos pelos temos religiosos e a difusão da palavra de Deus.

Após cada celebração na Igreja Matriz havia na Praça Basliano Sarmento a realização de bingos, quermesses e outros folguedos onde estavam armadas barracas de comidas e bebidas típicas, parque de diversos cuja programação elaborada pela Prefeitura Municipal e empresários locais também incluiam a apresentação de artistas locais e de renome nacional, lotando desta forma a praça, já que a festa também serve para o reencontro das famílias palmarinas com seus entes queridos distantes que escolhem exatamente o período para gozar suas férias e retornar à terra natal para visitar seus parentes e amigos.

Entusiasmado pelo sucesso estrondoso do festejo, Padre Irajunio disse rapidamente à reportagem que “em realidade estamos realizando um trabalho de catequese muito bom do ponto de vista da difusão da Palavra de Deus junto aos católicos de União dos Palmares, porém, eu, o Padre Francisco e a Comissão Organizadora da festa não esperávamos uma resposta tão rápida dos católicos, que Graças a Santa Maria Madalena e a Deus estão cada vez mais retornando ou aderindo a nossa religião que é a Verdadeira Religião de Deus” disse padre Iranjunio.

A festa, uma tradição de 177 anos se reveste de passagens interessantes como a fixação da primeira capela construída as margens da Rio Mundaú onde foi colocada a imagem da Santa trazida por fazendeiros portugueses e que por pouco não foi carregada pelo rio em um período invernoso o que ensejou a antecipação dos festejos de 23 de julho para o mês de janeiro por se tratar de verão além da construção de uma igreja no local onde hoje se ergue.

Outra passagem interessante foi, segundo observadores, que apesar da difusão de outras religiões no município, parece a cada ano crescente o numero de participantes da comemoração catolica principalmente nos terços e missas oficiados no período da festa, fenômeno que se estende por todo o ano. Algumas pessoas creditam o fato ao trabalho social e de pastorar almas dos padres Francisco e Iranjunio.

Apesar da concentração humana gigante durante as nove noites de festa não foi registrado nenhum crime de morte conforme boletins da Delegacia Regional de Policia e do 2º BPM que teve reforçado seu contingente. Na noite de ontem houve uma divisão da apresentação dos artistas entre a Praça Basiliano Sarmento e a Rua Perciliano Sarmento, cujos shows se estenderam até as 6:40 hs da manhã desta sexta feira.

O Prefeito Areski de Freitas decretou ponto facultativo para esta sexta 03/02.

Fonte: Tribuna União

Nenhum comentário:

Postar um comentário