terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Boca da Mata tem 100% dos professores com nível superior

Formação continuada, centro de tecnologia, maior percentual de aumento salarial no Estado em 2011, são algumas das ações realizadas pela Prefeitura de Boca da Mata para deixar o município fora das estatísticas apontadas pelo IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, cujo levantamento mostrou que 45% dos professores das redes pública e privada em Alagoas não tem nível superior. Em Boca da Mata, a situação é bem diferente. Dos 240 professores do quadro efetivo, todos tem formação superior, quase metade tem pós-graduação e alguns já fazem curso de mestrado. Além da formação universitária, a prefeitura possui um centro de formação tecnológica, que visa ampliar o conhecimento dos professores através de cursos, palestras, apresentando aos docentes as novas tecnologias que vem sendo aplicadas nas escolas do município.
A pesquisa realizada pelo IPEA chamada "Presença do Estado no Brasil" apontou que dos 27,9 mil docentes do Estado, 15,3 mil não tem nível superior. Segundo a vice-presidente do Sinteal-AL Maria Consuelo Correia, isso se deve a falta de políticas públicas de formação e valorização do professor. Em Boca da Mata, a valorização do professor começa desde o incentivo a formação através do Plano de Cargos e Carreiras, a estrutura de formação e aperfeiçoamento disponibilizada pela prefeitura, ao maior percentual de reajuste salarial do Estado, na ordem de 15%, até o quarto maior salário dentre todas as prefeituras de Alagoas. Em 2011, os professores começaram a receber formação tecnológica, uma vez que o município implantou a Sala Interativa, que são as salas de aula mais modernas do Brasil. Segundo o prefeito José Maynart Tenório, a valorização do professor bocamatense é evidente. "O professor é peça-chave na formação de uma sociedade melhor. Em todos os aspectos, os professores de Boca da Mata tem motivos de sobra para se orgulhar. Formação e aperfeiçoamento, condições ideais de trabalho, as melhores salas de aula do Brasil, salários dignos. Isso tudo reflete na hora de lecionar, e os alunos da rede municipal é que são os maiores beneficiados", frisou Zé Tenório.
Na última quarta-feira, o prefeito Zé Tenório recebeu pelo segundo ano consecutivo uma homenagem do jornal Tribuna Independente exatamente pelos investimentos em educação, que foram os maiores e mais inovadores de Alagoas.

Fonte: alagoasnoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário