quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ministério Público Estadual vai ouvir Vereadores de Rio largo na Próxima semana

A partir da próxima semana os vereadores da Câmara Municipal de Rio Largo vão prestar esclarecimentos ao Ministério Público Estadual (MPE) sobre a suposta má versação dos recursos oriundos da verba de gabinete. Uma denúncia feita pelo Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TC/AL) aponta irregularidades no uso do dinheiro público com carros e veículos.

As investigações serão conduzidas pelo Núcleo de Defesa do Patrimônio Público, através do promotor José Carlos Silva Castro e da promotora Amélia Adriana de Carvalho Campelo. Eles já enviaram as convocações para o Poder Legislativo e todos os parlamentares terão que se explicar sobre como usam a verba de gabinete. Para cada um deles, o Ministério Público Estadual vai apontar os documentados enviados pelo MP de Contas.

“Temos indícios de irregularidades e vamos investigar se o dinheiro da Câmara Municipal está sendo usado de forma ilícita. Há suspeitas de que os vereadores estão gastando, acima do limite permitido, com carros e combustível, além de outras coisas”, afirmou o promotor.

Segundo José Carlos Silva Castro, em paralelo aos depoimentos, o Núcleo de Defesa do Patrimônio Público também vai solicitar nova documentação ao Legislativo de Rio Largo. “Analisaremos todos os gastos que foram realizados e verificaremos se eles se enquadram dentro do princípio da razoabilidade e daquilo que está previsto na legislação. Caso sejam constatadas irregularidades, nós vamos pleitear a devolução dos recursos e ingressar com uma ação por ato de improbidade administrativa e outra penal”, explicou ele.
José Carlos Silva Castro também informou que espera a cooperação dos parlamentares no envio da documentação que lhes for solicitada. “Os documentos são de domínio público e o político não pode se recusar a fornecê-lo ao Ministério Público Estadual. Caso isso ocorra e encontremos quaisquer tipos de resistência, acionaremos a Justiça para consegui-los”, garantiu o promotor.

FOnte: Gazetaweb - 05/01/2012

Um comentário: