quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Corrida do Jegue é Tradição em Palmeira dos índios

O animal símbolo do Nordeste, o jegue, tem uma festa própria em Alagoas. Na cidade conhecida como "princesa do sertão", Palmeira dos Índios, acontece anualmente a Corrida do Jegue, onde o alvo dos "jegueiros" são gatos. Em dois dias, o jegue é festejado com música, dança e comidas típicas. Este ano, o evento será realizado nos próximos dias 28 e 29.
Na sua 17ª edição, a festa terá um diferencial: ao invés de tentar pegar apenas um gato, os montadores de jegue poderão correr atrás de dois felinos. Os competidores dão duas voltas no jegodrómo – que possui aproximadamente 100 metros, para tentar capturar os animais. Quem conseguir agarrar os felinos terá uma gratificação de R$ 100,00. No meio do caminho, muitas vezes o dono é quem acaba tendo que guiar o animal: quando o jegue empaca, tem que ser empurrado pelo montador.
Aqueles que não puderem ir ao jegódromo para ver a corrida, poderão apreciar a beleza dos animais no desfile que realizado pelas ruas da cidade. O encerramento é sempre com muita música e cuscuz. A festa é gratuita e qualquer um pode se inscrever para participar da corrida.

Fonte: Tudo na hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário